A terceirização de limpeza em condomínios pode trazer benefícios devido à praticidade e o custo, mas é necessário que seja realizada uma pesquisa completa antes de escolher um fornecedor. A quantidade de empresas que oferecem o serviço aumentou, e com isso, os valores tem muitas divergências. Veja abaixo 4 dicas para ajudar na escolha:
BUROCRACIA TRABALHISTA
Os direitos trabalhistas e contratações são de responsabilidade da empresa terceirizada, ficando a gestão do condomínio fora dessa transação. Porém, solicite os documentos pertinentes da empresa para certificar sua idoneidade e acompanhar o pagamento dos impostos, assim como dos funcionários, evitando surpresas desagradáveis durante a vigência do contrato.
Caso opte por terceirizar o serviço, o condomínio ficará isento de alguns trâmites como: custos de recrutamento, triagem, contratação, treinamento da equipe, gerenciamento dos funcionários, gerenciamento da administração de benefícios, como assistência médica.
EQUIPE
A adaptação da equipe de limpeza fica por conta da agência contratada, assim como a responsabilidade de passar as instruções das tarefas a serem realizadas, que são passadas por um supervisor que fica responsável por toda fiscalização, assim como por analisar a adaptação dos terceirizados. Se houver necessidade de mudança do staff, ela será realizada imediatamente.
COMPRAS
Todo o material que será utilizado na realização do serviço de limpeza, incluindo os uniformes dos funcionários são de responsabilidade da empresa e não do condomínio.
GESTÃO FINANCEIRA
Um funcionário fixo acarreta um gasto à gestão financeira do condomínio que o contrato de um serviço terceirizado. Confira os gastos fixos para se ter um funcionário direto: salário, 13º Salário, cobertura de férias, rescisão contratual na forma dos 50% sobre os depósitos do FGTS realizados, encargos trabalhistas diretos: INSS, contribuição fiscal, PIS, COFINS, entre outros.
Fonte: https://blog.superlogica.com/condominios/4-dicas-sobre-terceirizacao-de-limpeza-para-condominios/