MANTENHA O AVCB DO SEU CONDOMÍNIO ATUALIZADO!

2022 chegou e começar esse novo ano com comprometimento à segurança e ao desenvolvimento do seu condomínio é fundamental para a manutenção do bem-estar no decorrer desse ciclo. Por isso, é importante assegurar que todos os documentos fundamentais estão devidamente atualizados, como o AVCB.

A sigla AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e se trata de um documento emitido como forma de garantir que o edifício oferece segurança na estrutura para seus ocupantes, de acordo com o Projeto de Segurança Contra Incêndio.

Para que o edifício receba o certificado de aprovação do AVCB, é realizada uma vistoria pelo Corpo de Bombeiros. Caso o edifício seja reprovado no laudo, é determinado um novo prazo para a realização de uma outra vistoria, enquanto a gerência executa as modificações necessárias para instalar os equipamentos contra incêndio e garantir que estejam em boas condições de uso.

As principais validações realizadas são: 

  • Atestado de brigada de incêndio em dia: capacitação que o condomínio deve oferecer periodicamente;
  • ART de pára-raios: a medição ôhmica do aparelho deve ser feita anualmente por força de lei;
  • ART Instalação de gás: verificar se a tubulação não apresenta vazamentos e se está funcionando corretamente;
  • Abrangência do grupo gerador: atestado que comprova que o aparelho do condomínio está nas condições certas;
  • Atestado da escada pressurizada: os condomínios que contam com esse sistema devem ter o mesmo em dia;
  • Laudo elétrico: documento que atesta boas condições das instalações elétricas;
  • Atestado de sistemas de combate ao incêndio: Itens de segurança como hidrantes, extintores, corrimãos, sinalização de emergência, portas corta-fogo, etc;
  • CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento): para atestar que carpete, tintas e materiais utilizados no condomínio são anti-fogo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, as solicitações de vistoria devem ser feitas presencialmente na Coordenadoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, à Rua Liberato Barroso, 1400, Jacarecanga, Fortaleza/CE ou nos quartéis da Corporação em outras cidades. O interessado deve se apresentar no local munido da documentação necessária, que depende da área construída, da altura e do uso a que se destina a edificação. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (85) 3101-2394.

 

Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco