Diferença entre contabilidade x assessoria de condomínios

Apesar de serem conceitos bem diferentes, muitos síndicos acabam confundindo os serviços de assessoria com a atuação da contabilidade. O principal prejuízo dessa troca é a insatisfação. Um dos maiores erros que a maioria dos síndicos cometem – principalmente para condomínios com muitas unidades – é achar que a contabilidade comercial é o suficiente para otimizar sua gestão.

A principal diferença entre contador e as empresas de assessoria é o volume de serviços englobados e a capacidade de resolução de problemas/orientações eficientes ao síndico.

Na parte da assessoria a função estratégica é a responsabilidade de auxiliar/orientar ao síndico nas suas funções, atribuições administrativas e no cumprimento de todas as exigências legais. O serviço de assessoria condominial reúne um volume de serviços eficientes entre elas o de prestação de contas, assessoria Jurídica, sistemas para auxiliar a gestão ao síndico, planejamento orçamentário e outros serviços que acabam sendo relacionados na realidade condominial, mas que o contador não considera.

Já contabilidade, assume o controle do patrimônio para apurar o resultado, uma previsão financeira e orçamentária adequado do condomínio, prestando assim as informações necessárias simples para o usuário interno e externo que tiver interesse na situação patrimonial oferecendo Demonstrativo de Receitas e Despesas. Evitando assim déficits, meta que pode ser alcançada se for com a realização de uma boa administração contábil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *